A sustentabilidade ambiental é cada vez mais uma questão urgente. E já não é só entre grupos de ecologistas. Qualquer organização ou empresa, hoje em dia, descobriu que a preocupação com a sustentabilidade ambiental é uma mais-valia de mercado.

Com a questão do patenteamento das sementes cada vez mais em foco, fomos conhecer o Eduardo Abalada que tem um projeto de sensibilização para a preservação das sementes tradicionais, o SeedCycle.

O que é o SeedCycle?

O SeedCycle é um banco móvel de sementes tradicionais não OGM, movido a energia humana, numa bicicleta.

Partindo desta premissa o SeedCycle tem uma dupla ação: a de alertar para a importância da preservação de sementes tradicionais e a de promover o uso de meios de transporte ecológicos.

Como surgiu a ideia de criar o SeedCycle?

A ideia surgiu de uma forma muito natural. Há muitos anos que trabalhamos em agricultura biológica e permacultura, o que nos deixa naturalmente muito ligados à questão das sementes. Por outro lado sempre estivemos ligados à utilização de veículos ecológicos. Começámos por ter, em 2004, um projeto ligado aos longboard skates, o Portugal de Skate, que pretendia divulgar a modalidade mas também um estilo de vida saudável através de tours pelo país. Quando mais recentemente começámos a usar a bicicleta como meio de transporte, a ligação pareceu-nos óbvia.

Seedcycle

Qual a importância da preservação de sementes tradicionais?

É de extrema importância. Quando pensas que tivemos, um dia, dezenas de variedades de batata, e que hoje em dia semeamos e consumimos, no geral, menos de dez variedades, tomamos consciência do quanto estamos a reduzir a nossa riqueza biológica e cultural. E se pensares que há uma série de plantas com polinização aberta que, se estiverem em contacto com plantas híbridas, geneticamente modificadas (OGM), podem perder a capacidade de produzir sementes viáveis, que produzam novas plantas, entendes a urgência de preservar e trocar sementes tradicionais, e manter a sua produção.

Como funciona o vosso banco de sementes?

A ideia é que o banco de sementes possa ser transportado por qualquer pessoa, em total confiança, entre projetos ligados à ecologia, de forma a manter o fluxo de sementes tradicionais.

Para 2016 temos já marcados 6 eventos, dois encontros e 4 tours, e o banco de sementes vai connosco. Durante os tours vamos passando por projetos, e trocando sementes.

Seedcycle - o descanso da bicicleta ;)

Quem são os principais interessados em colaborar com o SeedCycle?

Principalmente projetos ligados à sustentabilidade, pequenas quintas privadas ou hortas comunitárias, que querem melhorar a diversidade do seu espaço com sementes biológicas. Mas não só! Há cada vez mais gente interessada em fazer viagens de longo curso em Portugal de bicicleta com consciência ambiental.

Qual o vosso próximo evento?

A 19 de março organizamos a nossa primeira pedalada de 2016, a Pedalada Primaveril. É um pequeno percurso entre Colares e a Ericeira, relativamente acessível a qualquer nível de participante, mas num percurso muito agradável e interessante.

Seedcycle - fogueira nocturna

Que feedback têm recebido?

O feedback tem sido muito positivo! As pessoas cada vez entendem melhor a importância de preservar sementes. E com a popularização do uso da bicicleta, as pessoas sentem que não precisam de fazer muito para ajudar o ambiente. Basta pedalar por uma boa causa!

Podem encontrar mais sobre o projeto em www.seed-cycle.org

 

REDE SOCIAL DA LUSOFONIA | PUBLICAÇÕES DE MEMBROS - EVENTOS - ANÚNCIOS CLASSIFICADOS - DIRETÓRIO DE EMPRESAS

CONTACTO

Não hesite em enviar a sua mensagem! Responderemos por email desde que possível.

Enviando
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account