Cerca de 14.000 alunos aprendem português em França, nas escolas primárias e secundárias, com professores colocados pelo Instituto Camões. Apesar da pandemia, as aulas de português podem continuar em presencial.

 

A maior parte dos alunos têm origens lusófonas recentes ou longíquas. Mas cada vez mais há alunos de outras origens que seguem as aulas de português, desde que esta língua é proposta como “Enseignement International de Langue Etrangère” (EILE).

O professor Adelino de Sousa pediu aos seus alunos, no departamento de Essonne, de escreverem um testemunho sobre a língua falada e porque razão aprendem o português.

 

Eis uma parte da produção escrita dos alunos:

Olá! Eu chamo-me Hugo, tenho 10 anos e moro em Yerres. Durante as férias eu fiquei com a minha família. Eu falo francês e um pouco de português. Eu aprendo português para falar com a minha família.

 

Olá! Eu chamo-me Matéo, tenho 9 anos e moro em Yerres. Eu passei as férias de verão em França. Eu falo francês e um pouco de português. Eu aprendo português para falar com a família.

 

Olá! Eu chamo-me Ava, tenho 12 anos e moro em Brunoy. Eu passei as férias de verão em França, na cidade de Mimizan. Durante as férias eu fui muito à praia. Eu falo francês, um pouco de português e inglês. Eu aprendo português para falar com a família em Cabo-Verde. Adeus, até à próxima!

 

Olá! Chamo-me Julie, tenho 13 anos e moro em Brunoy. Eu passei as férias de verão en França. Durante as férias eu fui a casa dos meus amigos. Eu falo francês e um pouco de português. Eu aprendo português para falar com toda família.

 

Olá! Eu chamo-me Alyssa. Eu tenho 13 anos e moro em Quincy-sous-Sénart. Eu passei as férias de verão em Portugal. Eu fui à piscina, à praia de Cascais e fui visitar o Oceanário de Lisboa. Eu falo francês, um pouco de português, de espanhol e inglês. Eu aprendo português para falar com toda a família. Adeus! Boa semana!

 

Olá! Eu chamo-me Marina, tenho 13 anos e moro em Yerres. Eu passei as férias de verão em França e durante as férias, eu fui à piscina. Eu falo francês, um pouco de português e inglês. Eu aprendo o português para falar com a minha família. Adeus!

 

Olá! Eu chamo-me Alexandre, tenho 15 anos e moro en Yerres. Faço anos no dia 30 de janeiro. Eu passei as férias em Portugal. Durante as férias eu fui à praia e vi a minha família. Falo um pouco de português, inglês e espanhol mais ou menos. Eu aprendo português porque toda a minha família fala português.

 

Olá ! Eu chamo-me Maxime, tenho quinze anos e moro em Yerres. Eu faço anos no dia 22 de dezembro. Eu passei as férias de verão em França. Durante as férias eu fui à praia e vi a minha família. Eu falo francês e um pouco de inglês e de português. Eu aprendo português porque o meu avô é português.

 

Olá ! Eu chamo-me Luka, tenho doze anos e moro em Yerres. Eu faço anos no dia 2 de outubro. Eu passei as férias de verão em Portugal. Durante as férias eu fui à piscina. Eu falo francês e um pouco de português. Eu aprendo português porque o meu avô é português.

 

Olá! Eu chamo-me Laëtitia. Eu tenho doze anos. Eu moro em Yerres. Eu faço anos no dia 4 de junho. Eu passei as férias de verão em França. Durante as férias eu fui à praia. Eu falo francês e um pouco de espanhol e inglês. Eu aprendo português para viajar através do mundo.

 

Olá, eu chamo-me Tiphaine, tenho 14 anos e moro em Yerres. Eu passei as férias de verão em França e durante as férias fui à praia. Eu falo francês, inglês e português. Eu aprendo português para aprender e descobrir uma nova língua.

 

Olá! Eu chamo-me Alexandre, tenho 11 anos e moro em Brunoy. Eu faço anos no dia 19 de setembro. Eu passei as férias de verão em França. Durante as férias eu ajudei os meus pais. Eu falo francês e um pouco de português e de inglês. Eu aprendo português para falar outra língua.

 

Olá! Eu chamo-me Andréa, tenho 10 anos e moro em Montgeron. Eu faço anos no dia 9 de dezembro. Eu passei as férias de verão em Portugal. Durante as férias fui à praia e a Peniche. Falo inglês, português, francês e comecei as aulas de alemão. Eu aprendo português porque os meus avós e a minha mãe são portugueses, porque eu gosto e para falar com as minhas amigas de Portugal.

 

Olá, eu chamo-me Matilde, tenho 14 anos e moro em Montgeron. Eu faço anos no dia 3 de março. Eu passei as férias de verão em Portugal. Durante as férias eu fui ver a minha família e fui à praia. Eu falo francês, português e um pouco de espanhol. Eu aprendo português para falar com minha família. Adeus!

 

Olá! Eu chamo-me Léana. Eu tenho 14 anos. Eu moro em Vigneux-sur-Seine. Faço anos no dia 3 de janeiro. Eu passei as férias de verão em França. Durante as férias eu fui à praia. Eu falo francês e um pouco português. Eu aprendo português para falar com a minha família.

 

Olá! Eu chamo-me Cassandra, tenho 13 anos e moro em Yerres. Eu faço anos no dia 27 de fevereiro. Durante as férias eu fui à praia. Eu falo francês, português e inglês. Eu passo as férias de verão em Portugal. Eu aprendo português para falar com a minha família.

 

Bom dia Eu chamo-me Anaïs. Eu tenho 12 anos, eu moro em França. Eu passei as férias de verão em Portugal. Durante as férias eu fui à praia. Eu falo francês e um pouco de espanhol e de português.

 

Olá! Eu chamo-me Carlo, tenho 12 anos e moro em Crosne. Eu faço anos no dia 25 de fevereiro. Eu passei as férias de verão em Portugal, perto do Porto. Durante as férias, eu fui à praia, eu fiz surf em Matosinhos e viajei até à Guarda, Casegas e fui visitar o Porto. Eu falo francês e um pouco de português, inglês e comecei o espanhol este ano. Eu aprendo português porque é a minha língua materna. Adeus!

 

Olá ! Eu chamo-me Andrea. Eu tenho 17 anos e moro em Crosne. Eu faço anos no dia 14 de setembro. Eu passei as férias de verão em França e em Portugal. Durante as férias, eu fui à piscina. Eu falo francês e português. Eu aprendo português porque os meus pais são portugueses.

 

Olá! Boa tarde! Eu sou a Emie. Eu tenho treze anos e moro em Yerres. Eu faço anos no dia 19 de outubro. Eu passei as férias de verão em Portugal. Durante as férias eu fui à praia. Eu falo francês, um pouco de inglês, espanhol e português. Eu apprendo português para falar com a minha família.

 

Olá! eu chamo-me Enzo Lopes, tenho 13 anos e moro em Yerres. Eu faço anos no dia 3 de dezembro. Eu passei as férias de verão em França. Durante as férias eu joguei PlayStation e li livros. Eu falo francês e português e um pouco de inglês e espanhol. Eu aprendo português para os meus pais.

 

Olá, eu chamo-me Céline, tenho quinze anos e faço anos no dia vinte e quatro de maio. Eu moro em Varennes-Jarcy. Eu passei as minhas férias de verão em Portugal e em França. Durante as férias visitei a minha família e amigos. Eu falo francês, inglês, português e um pouco de espanhol. Eu aprendo português para falar com a minha família toda.

 

Olá! Eu chamo-me Ruben, tenho 16 anos e moro em Perigny. Eu faço anos no dia 9 de abril. Eu passei as férias de verão em Portugal. Durante as férias eu fui ao rio. Eu falo francês e um pouco de inglês e espanhol. Eu aprendo português para falar com minha família em Portugal.

 

Olá! Eu chamo-me Victor. Eu tenho quinze anos. Eu moro em Quincy. Eu faço anos no dia 8 de novembro.Eu passei as férias de verão em França. Durante as férias eu fui à praia e vi a minha família. Eu falo francês e um pouco de portugês. Eu aprendo português para falar com minha família.

 

Olá! Eu chamo-me Elisa Fernandes-Lobato. Tenho 13 anos. Moro em Yerres. Eu faço anos no dia 26 de junho. Eu passei as férias de verão em Portugal. Durante as férias eu fui a Biscarosse, à praia. Eu falo francês, espanhol, inglês e português. Eu aprendo português para falar com a minha família.

 

FONTE > LUSOJORNAL
Recomendar 0 Recomendações CATEGORIAS : COMUNIDADE, IDIOMA, LUSOFONIA, LUSOFONIA | Sociedade

REDE SOCIAL DA LUSOFONIA | PUBLICAÇÕES DE MEMBROS - EVENTOS - EMPREGO - DIRETÓRIO DE EMPRESAS - IMOBILIÁRIO - FÓRUM

CONTACTO

Não hesite em enviar a sua mensagem! Responderemos por email desde que possível.

Enviando
Translate »
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Criar Conta