Cláudia Aranda

O IPOR traz a Macau a companhia de teatro para crianças Carruagem – Tráfego de Ideias para apresentar a peça “Pega-Monstros” em escolas do território que ensinam o português. Para o público está reservada uma sessão no Consulado-Geral de Portugal, a 1 de Junho, dia da criança, às 17h30.

 

A companhia de teatro para crianças Carruagem- Tráfego de Ideias vem a Macau para apresentar “Pega-Monstros” no Instituto Português do Oriente (IPOR) e em escolas do território que ensinam o português. O espectáculo aberto ao público vai ter lugar no Auditório Dr. Stanley Ho, do Consulado-Geral de Portugal, a 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, às 17h30, com entrada gratuita.

A vinda desta companhia dá sequência a iniciativas lançadas em anos anteriores, conforme explicou ao PONTO FINAL Patrícia Ribeiro, coordenadora do Gabinete de Gestão e vogal da direcção do IPOR:  “Nós começámos em 2013 com o Pedro Torchas, em 2014 tivemos o João Seabra, o ano passado ‘As Histórias Magnéticas’ e este ano vimos com o ‘Pega-Monstros’. É tudo à volta, sempre, das artes performativas onde a palavra tem uma acção fundamental”, explicou Patrícia Ribeiro.

Brincar, educar e suscitar novas experiências de comunicação em língua portuguesa constituem os três grandes objectivos desta iniciativa do IPOR: “O que procuramos fazer sempre é levar às escolas, principalmente luso-chinesas e também às de língua materna portuguesa, como a Escola Portuguesa de Macau e o Jardim de Infância D. José da Costa Nunes, estas peças de teatro a estas crianças que têm pouco contacto com o Português, para desenvolverem um bocadinho mais, terem outras percepções da língua”, prosseguiu Patrícia Ribeiro.

O IPOR prevê fazer chegar “Pega-Monstros” a mais de 600 crianças das escolas luso-chinesas da Flora e Zheng Guanying, do Jardim de Infância D. José da Costa Nunes e da Escola Portuguesa de Macau. A sessão que se realiza no auditório do Consulado-Geral de Portugal, a 1 de Junho, também está aberta a crianças de outras escolas, sublinha Patrícia Ribeiro: “Há sempre uma sessão aberta ao público porque entendemos que há crianças de língua portuguesa que, não estando nestas escolas luso-chinesas e de língua materna portuguesa, podem também querer vir assistir”, disse.

Nos últimos anos, a iniciativa do IPOR de levar teatro em Português às escolas tem chegado a uma média de 400 a 500 crianças, explicou Patrícia Ribeiro. O objectivo do IPOR é “trazer projectos que permitam haver uma interacção. Não é só a peça de teatro em si, mas todo o seu contexto e tudo aquilo que a peça implica. O nosso objectivo é eles poderem, não só assistir, mas depois interagir. Esta peça de teatro em particular é sobre coisas que as crianças aprendem no dia-a-dia. O objectivo é também permitir às crianças estrangeiras que aprendem o Português terem esse contacto com a língua fora da sala de aula, noutro contexto, ver a aplicabilidade que a língua tem noutras realidades”, explicou Patrícia Ribeiro.

O Instituto Português do Oriente vai manter na sua programação outras iniciativas dentro das artes performativas: “Temos outros projectos que já têm a sua continuidade desde 2013, como os contadores de história, que vamos manter este ano, mas ainda não está confirmado, trazer uma contadora de histórias de Portugal, que tem sempre a actividade de ir às escolas e depois fazer aqui uma sessão aberta ao público”.

Para este ano está ainda previsto o IPOR promover um espectáculo de stand-up comedy, com a presença do comediante Bruno Nogueira, encontrando-se a sua vinda ainda pendente dos apoios que a iniciativa venha a reunir.

A peça “Pega-Monstros” é a segunda criação da plataforma artística de investigação e criação multidisciplinar Carruagem – Tráfego de Ideias. Neste apresentação, as actrizes Diana Melo e Inês Barros, personificam Camila e Mel, duas crianças de 9 anos, amigas desde que se lembram. Prestes a terminarem a escola primária, quando têm de entregar um trabalho sobre a “A minha coisa favorita”, tomam consciência de que não sabem do que gostam mais. Decididas a entregar o trabalho, as duas amigas partem numa viagem pelas suas memórias.

 

PUBLICAÇÃO > PONTOFINAL MACAU

 

Recomendar 0 Recomendações CATEGORIAS : LUSOFONIA, LUSOFONIA | Cultura, PORTUGAL, PT | Cultura

REDE SOCIAL DA LUSOFONIA | PUBLICAÇÕES DE MEMBROS - EVENTOS - EMPREGO - DIRETÓRIO DE EMPRESAS - IMOBILIÁRIO - FÓRUM

CONTACTO

Não hesite em enviar a sua mensagem! Responderemos por email desde que possível.

Enviando
Translate »
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Criar Conta