Livre circulação na CPLP
A Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (MNEC), Adaljiza Magno, disse que Timor-Leste participará na Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em Luanda, capital de Angola, no próximo mês de julho, para abordar o assunto sobre a mobilidade de pessoas nos países da CPLP.
Livre circulação na CPLP – “Falaremos no assunto na Cimeira da CPLP. O Primeiro-Ministro, Taur Matan Ruak, não estará disponível para participar na reunião. Discutimos ainda a preparação do novo Secretário-Executivo da CPLP, Zacarias Albano, que tomará posse nesta ocasião”, disse a governante após o término do encontro com o Primeiro-Ministro, Taur Matan Ruak, no Farol, Díli.
Adaljiza Magno salientou ainda que os dirigentes vão discutir a mobilidade (livre circulação) dos cidadãos da CPLP, como estudantes, médicos e professores para que se possam movimentar nos países da CPLP sem visto.
Segundo a ministra, os dirigentes dos países da CPLP vão discutir também o assunto sobre o combate à covid-19.
Adaljiza Magno salientou ainda que a equipa de Timor-Leste reunirá na cimeira com outras equipas dos países da CPLP, nomeadamente com os vários ministros, Chefes do Governo de Chefes de Estado.
Questionada sobre os participantes de Timor-Leste na cimeira da CPLP, a ministra disse que o MNEC ainda está a analisar. Caso o Presidente da República participe, a ministra vai acompanhá-lo, incluindo a delegação do MNEC.
Adaljiza recordou ainda que o Conselho de Ministros, aprovou, em dezembro, por videoconferência, o projeto de acordo de mobilidade proposto por Cabo Verde, que vai ser agora ratificado na cimeira dos Chefes de Estado e de Governo, em Luanda.
/ Livre circulação na CPLP
FONTE > TATOLI
Cimeira da CPLP deve realizar-se em julho de 2021 em Luanda
Mobilidade na CPLP define títulos sem taxas e outros com “teto máximo”