nova carta nautica de Cabo Verde

Nova carta náutica de Cabo Verde – O arquipélago de Cabo Verde conta desde domingo com uma nova carta náutica, publicada pelo Instituto Hidrográfico de Portugal e que substitui a versão de 1960, divulgaram hoje a Marinha portuguesa e Instituto Marítimo e Portuário (IMP) cabo-verdiano.

A atualização da Carta Náutica Oficial de Cabo Verde recorreu a dados adquiridos durante as missões da Brigada Hidrográfica e dos navios hidrográficos da Marinha Portuguesa, realizadas no arquipélago desde 2016.

“Adicionalmente, foram utilizados dados adquiridos por navios científicos estrangeiros, realçando-se a colaboração institucional no propósito de permitir ao Instituto Hidrográfico a publicação de cartografia náutica com dados batimétricos mais recentes e de maior resolução em prol da segurança da navegação”, explicou a Marinha portuguesa, em comunicado.

Acrescentou que esta publicação “vem dar resposta às necessidades de atualização da cartografia náutica de Cabo Verde, apoiada na estreita colaboração com o IMP” e “permitindo vincar as responsabilidades do Instituto Hidrográfico na região”.

Em nota divulgada hoje, o IMP destaca que a nova carta náutica do arquipélago de Cabo Verde “vem dar resposta às necessidades de atualização da cartografia náutica do país e consequentemente da segurança à navegação marítima”.

“A Administração Marítima nacional regozija-se com a publicação por parte do Instituto Hidrográfico de Portugal da nova Carta Náutica, que vem trazer mais segurança à navegação marítima e induzir maior prevenção à poluição marinha”, lê-se.

Ainda segundo o IMP, as Cartas Náuticas de Cabo Verde resultam de um protocolo de cooperação assinado entre os Governos de Cabo Verde e de Portugal, estabelecido em 1986 e reforçado em 2003, no âmbito da Segurança Marítima, Oceanografia, Hidrografia e Cartografia.

FONTE > LUSA

 

OUTROS ARTIGOS

Viagem pelas jóias da cartografia portuguesa

Viagem pelas joias da cartografia portuguesa

Em Cabo Verde, Sagres torna-se no 1º navio português condecorado no estrangeiro

Em Cabo Verde, Sagres torna-se primeiro navio português condecorado no estrangeiro

Recomendar0 RecomendaçõesCategorias: CABO VERDE, CV | Sociedade, LUSOFONIA, LUSOFONIA | Sociedade

REDE SOCIAL DA LUSOFONIA | PUBLICAÇÕES DE MEMBROS - EVENTOS - EMPREGO - DIRETÓRIO DE EMPRESAS - IMOBILIÁRIO - FÓRUM

CONTACTO

Não hesite em enviar a sua mensagem! Responderemos por email desde que possível.

Enviando
Translate »
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Criar Conta