Universidades de Guangdong e Macau chamadas a abrir campus universitários no estrangeiro, incluindo em países lusófonos. Desde 2011 que universidades chinesas têm apostado no ensino no estrangeiro.

O representante de Macau no principal órgão consultivo do governo da província vizinha de Guangdong, Mok Chi Wai, defendeu recentemente que as universidades de Macau e Guangdong deviam abrir campus universitários no estrangeiro, incluindo em países de língua portuguesa.

O responsável advogou ainda que as universidades de Macau e de Guangdong deviam ainda colaborar na criação de institutos conjuntos e no recrutamento de estudantes estrangeiros.

Mok Chi Wai disse durante a actual sessão da Conferência Política Consultiva do Povo Chinês em Guangdong que a medida iria “reforçar a influência internacional da cultura e valores chineses”.

Desde 2011 que universidades chinesas têm criado campus ou institutos no estrangeiro, incluindo no Laos, na Malásia e no Reino Unido.

Recorde-se que o investimento chinês em África tem abrangido diversos sectores, entre eles o do ensino, que tem beneficiado jovens africanos a terem acesso ao ensino gratuito, quer na China quer no continente africano.

Em 2006, os governantes da China e alguns governantes africanos anunciaram uma grande cooperação bilateral em uma ampla gama de áreas, incluindo o ensino superior e a pesquisa científica.

A parceria tem vindo a ser concretizada, com colaborações que foram firmadas após o estabelecimento do Fórum de Cooperação China-África em 2000 e a formulação da “Política de África”, o que tem permitido a promoção e intercâmbios de estudantes e professores, estimular treinamentos em línguas africanas e chinesas e cooperação em pesquisa em áreas de interesse mútuo, como a bioagricultura, mineração e medicamentos.

 

FONTE > FORBES AFRICA

> Ler também

Nova associação quer promover línguas e culturas sino-lusófonas a partir de Macau

 

Brasil e Portugal lançam acervo online de bibliotecas nacionais

REDE SOCIAL DA LUSOFONIA | PUBLICAÇÕES DE MEMBROS - EVENTOS - EMPREGO - DIRETÓRIO DE EMPRESAS - IMOBILIÁRIO - FÓRUM

CONTACTO

Não hesite em enviar a sua mensagem! Responderemos por email desde que possível.

Enviando
Translate »
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Criar Conta