Luanda – O maior diamante de 404,2 quilates, descoberto recentemente em Angola pela empresa australiana Lucapa Diamond Company, vai ter, nos próximos tempos, a sua classificação na escala mundial, informou hoje, em Luanda, o presidente do conselho de administração da empresa nacional de diamantes de Angola, Endiama, António Carlos Sumbula.

“Neste momento,  se olharmos  para o conjunto de pedras  já encontradas  no mundo,   nós  ocupamos  a posição  número 27 em termos  de grandeza,  enquanto  em termos  de pedras encontradas  a nível do planeta  há um conjunto de  42”, explicou o gestor à imprensa  quando  tecia  algumas  considerações  sobre o  maior diamante  descoberto  em Angola.

Segundo Carlos Sumbula, em termos de preço, a pedra ainda não foi avaliado e, neste momento ,  a  Endiama,  empresa  Rosa & Pétalas (empresa privada angolana), e  a australiana Lucapa Diamond Company  estão a trabalhar com  avaliadores  e a olhar para o mercado para ver qual  será o preço a ser estipulado.

“Apesar de não se saber o valor do diamante, estamos a fazer um raciocínio de como  devemos  fazer  para  que os  valores  desta  pedra cheguem directamente  ao OGE, ou   seja,   a parte que cabe à Endiama  nós não vamos reinvesti -l a,   mas vamos encaminha-la  para o OGE”,  pontualizou

Por outro lado, informou que  a  Endiama recebeu  instruções do  Presidente da  República  para  trabalhar com o Ministério  da Geologia e Minas , no sentido de,  além dos  impostos  que  a concessionaria  deposita  aos cofres do Estado,  devido à crise,   este  sector deve  ser capaz  de encontrar  valores  adicionais para o OGE.

Lembrou que em 2010 o Executivo quis saber qual a origem dos  diamantes  aluvionares  que  existem  Angola,  constatando-se  que  estes  diamantes  têm  a sua origem  em   kimberlitos  que  se encontram  dentro  do  território  nacional.

O  projecto   Lulo  localizado na província da  Lunda Norte , no município de  Capenda Camulemba  e ladeado pelos projectos  Cacuilo e Capenda   tem estado  a produzir  pedras  relativamente  grandes.   Este  mês  foram descobertas  sete pedras  com  –   404, 23 quilates (a maior até a esta data),  120,37 quilates, 86,23,   82,60,  56,30, 33,95, e 29,28 quilates

Ao referir-se ao  kimberlito  do  Luache , o maior  até  ao momento  encontrado  no território nacional , sublinhou que,  apesar  do trabalho de prospecção  não ter ainda terminada,  dados já  obtidos  indicam que este  é superior  ao  Projecto  Catoca.

“Sendo o  Luache  superior  ao Catoca , e sendo o Catoca  o quarto maior kimberlito do mundo, então  a nossa perspectiva é de que o Luache seja  no mínimo o terceiro maior Kimbertlito do mundo”, referiu.

Convidou  os investidores  a juntarem-se à  concessionaria  no sentido juntos  prospectarem  aluviões  e também kimberlitos.

Nesta  vertente,  informou que  o país  já  tem a grande  vantagem de  saber  que existem  kimberlitos  no território nacional e com qualidades  já conhecidas  dos  diamantes ,  sendo a única  preocupação  o facto de não  se saber onde estão  os  kimberlitos .

Para  António Sumbula,  a razão que  leva a dizer que nos próximos  quatro anos  a produção  de diamantes  no pais será duplicada , reside no  facto  de se ter descoberto o  kimberlito do Luache.  Neste momento,   Catoca  e outras empresas diamantíferas   produzem  um  total  de  8 milhões  de quilates /ano,   com USD 1,2 biliões  em receitas .   “O Luache sozinho poderá produzir mais de 8 milhões  de quilates  dentro de 5 anos”, sublinhou .

De acordo com o gestor, duplicar  a produção do país significa um aumento substancial , que vai nos obrigar a dar uma olhada no mercado externo.

Os cinco maiores diamantes  do  mundo são  o Sérgio (Brasil) com 3167 quilates,  o Cullinan (África do Sul ),  3106,75 quilates, o Excelsior  (Africa do Sul),  995,20 quilates,   o Estrela da Serra Leoa (Serra Leoa) , com 969 quilates e o incomparável  com 890 quilates.

PUBLICAÇÃO > PORTAL ANGOP
Recomendar0 RecomendaçõesCategorias: ANGOLA, AO | Economia, LUSOFONIA, LUSOFONIA | Economia

REDE SOCIAL DA LUSOFONIA | PUBLICAÇÕES DE MEMBROS - EVENTOS - EMPREGO - DIRETÓRIO DE EMPRESAS - IMOBILIÁRIO - FÓRUM

CONTACTO

Não hesite em enviar a sua mensagem! Responderemos por email desde que possível.

Enviando
Translate »
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Criar Conta