O governo do estado de São Paulo assinou, em setembro, um termo de cooperação para a doação de programas educativos e infantis da TV Cultura para o Timor Leste.

A iniciativa contribui para o fortalecimento da língua portuguesa no Timor Leste que ficou proibido de usar a língua durante os 24 anos de domínio indonésio.

O documento foi assinado pelo embaixador da República Democrática do Timor Leste, Gregório José da Conceição Ferreira de Souza, pelo presidente da União Brasileira de Escritores, Durval de Noronha Goyos Jr., pela chefe da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais do governo de São Paulo, Ana Paula Fava, e por Jorge Damião de Almeida, da TV Cultura.

O Timor Leste é o único país independente da Ásia que tem o português como língua oficial, e faz parte da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). Integram também a CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe.

A próxima cimeira da CPLP foi remarcada e vai decorrer em Brasília a 31 de outubro e 1 de novembro, após ser adiada em julho devido à instabilidade política do Brasil. Durante esta cimeira deverá ser aprovada a nova visão estratégica da CPLP, que este ano comemora 20 anos, prevendo uma maior aposta na vertente econômica e empresarial.

Recentemente, a TV Cultura recebeu prêmios internacionais pela sua programação. A Fundação Padre Anchieta recebeu dois prêmios da APCA: na categoria Televisão, o programa “Quintal da Cultura”, da TV Cultura, venceu como Programa Infantil e na categoria Rádio, a atração “Um Pouquinho de Brasil”, da Rádio Cultura FM, ficou com o Destaque do Ano.

 

PUBLICAÇÃO > MUNDO PORTUGUÊS
0 Comentários

Envie uma Resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

CONTACTO

Não hesite em enviar a sua mensagem! Responderemos por email desde que possível.

Enviando

REDE SOCIAL DA LUSOFONIA | PUBLICAÇÕES DE MEMBROS - EVENTOS - ANÚNCIOS CLASSIFICADOS - DIRETÓRIO DE EMPRESAS

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account