O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, entregou a Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas ao empresário Mapril Batista, radicado em França.

Mapril Batista começou por ser motorista de ambulâncias e hoje é o maior fabricante e vendedor de ambulâncias do país.

A Medalha foi-lhe entregue durante uma cerimónia para a qual foram convidados apenas os amigos mais próximos do homenageado, mas no simbólico salão do Protocolo de Estado, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, onde são recebidos “os Grandes deste mundo”, “como prova da consideração que temos pela Comunidade portuguesa em França e pelos seus membros mais ativos” explicou José Cesário.

Mapril Baptista nasceu no Bombarral, tem quase 60 anos e chegou a França com apenas 7 anos de idade. Conta que aos 12 anos já ganhava dinheiro ajudando a preencher documentos aos Portugueses que tratavam da obtenção da Carte de Séjour francesa. Apaixonado por carros – ainda hoje é piloto e corre na fórmula Porshe – começou a sugerir alterações práticas para os utentes nas ambulâncias que conduzia. Depois estabeleceu-se por conta própria e chegou a ter 300 ambulâncias em circulação na região parisiense.

Há 15 anos que decidiu fabricar as suas próprias ambulâncias. Foi vendendo as empresas que tinha e dedicou-se à fabricação e venda. Fabrica-as em Portugal “não tanto por razões económicas, mas sobretudo afetivas” costuma dizer. Vende cerca de 1.400 ambulâncias por ano com a marca Les Dauphins. Lembra que já tem mais de 13.000 ambulâncias a rolar pelo país. Quase todas as ambu- lâncias que circulam na região parisiense têm o carimbo Les Dauphins já que detém a quase exclusividades das vendas na Região Ile-de-France. No resto do país vai progredindo, sendo que neste momento já vende mais de metade das ambulâncias vendidas por ano, em toda a França.

José Cesário também prestou homenagem à faceta social de Mapril Baptista. É membro de associações filantrópicas, ajuda crianças deficientes a fazerem o batismos de voo, e mais recentemente foi eleito autarca em Pomponne, cidade onde reside. Também é membro do Conselho de Administração da Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa (CCIFP). Aliás, o Presidente da CCIFP, Carlos Vinhas Pereira, foi um dos convidados para a entrega da Medalha. Mapril Baptista deslocou-se a Lisboa com a mulher, Maria de Lurdes, com quem trabalha e se há alguém que não podia falhar à cerimónia era Mário

Martins, o cúmplice de longa data, que também estava com a mulher. Outro dos empresários portugueses de França presente foi António Cardoso, ex-proprietário do restaurante D. Antó- nio em Saint Maur-des-Fossés.

José Cesário convidou também Antó- nio Moniz, Chefe de Gabinete do Mi- nistro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, mas que já foi nomeado Cônsul Geral de Portugal em Paris, ci- dade para onde se deslocará logo que o atual Governo deixar de exercer funções.

Mapril Baptista já tinha sido agraciado pelo Presidente da República com o Prémio Cotec de empreendedorismo nas Comunidades.

PUBLICAÇÃO/LUSOJORNAL

0 Comentários

Envie uma Resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

CONTACTO

Não hesite em enviar a sua mensagem! Responderemos por email desde que possível.

Enviando

REDE SOCIAL DA LUSOFONIA | PUBLICAÇÕES DE MEMBROS - EVENTOS - ANÚNCIOS CLASSIFICADOS - DIRETÓRIO DE EMPRESAS

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account