Entre os dias 22 e 26 de abril, a Direção Regional das Comunidades, vinculada à Presidência do Governo da Região Autônoma dos Açores, promoveu o primeiro “Encontro de Órgãos de Comunicação Social da Diáspora Açoriana”, sob o tema “Desafios Atuais e Futuros”.

O evento contou com a participação de dezenas de profissionais de órgãos de imprensa do Canadá, Estados Unidos, Bermudas e Brasil, além de jornalistas portugueses.
O encontro, realizado nas ilhas do Faial, Pico e São Jorge, ficou marcado pela troca de experiências entre os profissionais e pela mensagem do governo açoriano de que a região conta hoje com novas estruturas e serviços e que está preparada para receber cada vez mais novos visitantes, em uma tentativa de fortalecer a imagem e marca dos Açores como destino turístico.

Responsáveis açorianos exibiram aos jornalistas algumas das principais estruturas do arquipélago, composto por nove ilhas. Em sessões específicas, o governo regional abordou assuntos como “A Diáspora e os Media”, “O Valor do Mar nos Açores”, “Apresentação do Destino Açores”, “O Governo Regional e as Relações Externas: Comunidades, Cooperação e Europa”, “Políticas Ambientais nos Açores”, “A Promoção da Cultura nos Açores”, “Políticas de Juventude nos Açores” e “Oportunidades de Investimento nos Açores”.

O programa incluiu ainda visitas técnicas. Na ilha do Faial, os jornalistas conheceram o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, a Assembleia Legislativa da Região Autônoma dos Açores, a Fábrica da Baleia, o Jardim Botânico, a Caldeira e a Casa Manuel de Arriaga. Já na ilha do Pico, o destaque ficou por conta da Paisagem Protegida, Casa da Montanha, Museu dos Baleeiros, Vila das Lajes, Museu do Vinho, Pousada da Juventude e Museu da Indústria Baleeira. Por fim, na ilha de São Jorge, o grupo de profissionais de comunicação foi recebido na União Cooperativas Agrícolas de Lacticínios de São Jorge UCRL, Fábrica de Santa Catarina – Indústria Conserveira S.A., Museu Francisco Lacerda, Plantação de Café Nunes e Casa de Artesanato.

Paulo Teves, diretor da Direção Regional das Comunidades, integrada à Presidência do Governo dos Açores, acompanhou os jornalistas durante toda a programação. Motivado a mostrar as maravilhas e as novas estruturas do arquipélago, este responsável destacou o esforço do governo açoriano em promover a cultura e a nova imagem da região. Todas as palestras e visitas técnicas foram levadas a cabo por membros do governo local, especialistas, educadores e naturais apaixonados pelas ilhas.
Durante as próximas edições do Mundo Lusíada, serão publicadas matérias e entrevistas sobre os Açores e a sua aposta no turismo e na qualidade de vida. Acompanhe!

PUBLICAÇÃO > MUNDO LUSÍADA

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

CONTACTO

Não hesite em enviar a sua mensagem! Responderemos por email desde que possível.

Enviando

REDE SOCIAL DA LUSOFONIA | PUBLICAÇÕES DE MEMBROS - EVENTOS - ANÚNCIOS CLASSIFICADOS - DIRETÓRIO DE EMPRESAS

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account