No próximo dia 11, o projeto Era uma vez…Brasil fará participação especial na Festa Santos Populares Portugueses, evento que mistura literatura, gastronomia, arte popular e música, no centro do Rio de Janeiro.

Atração especial, a mesa redonda, que leva o mesmo nome do projeto, será realizado às 16 horas, no Paço Imperial, com participação especial do escritor Laurentino Gomes e do historiador português Jorge Couto, que, juntos, abordarão a chegada da corte ao Rio de Janeiro, no período de 1808. O tema é foco do projeto de arte-educação Era uma vez…Brasil, da Origem Produções, que está mobilizando 32 escolas cariocas e mais de 1.200 alunos do 8º ano.

Promovidas pelo Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro entre 10 e 12 de junho, as festividades, bem como diversas manifestações culturais do Portugal, serão realizadas no Paço Imperial e na Praça XV. A entrada é gratuita.

Criado pela Origem Produções, o Era uma vez…Brasil é um programa de arte-educação inédito que dará a oportunidade de estudantes da rede pública pesquisarem mais sobre a cultura e história do Brasil, desenvolver aptidões artísticas e vivenciar um intercâmbio cultural de dez dias em Lisboa. O tema do projeto é a vinda da família real portuguesa para o Brasil, por isso utiliza como base a obra 1808, do escritor Laurentino Gomes. A proposta pretende colaborar com o desenvolvimento da cultura nacional, promovendo o enriquecimento dos alunos envolvidos por meio do contato com diferentes linguagens artístico-culturais e o desenvolvimento de pensamento crítico por meio do estudo da história. O projeto aprovado pela Lei Rouanet ainda tem possibilidade de captação e está sendo realizado no Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Mata de São João (BA), Belo Jardim (PE), São Paulo (SP) e Novo Horizonte (SP). O patrocínio é da Estácio, Bateria Moura e Usina São José da Estiva, tem apoio cultural da Tivoli Hotel & Resorts, além de apoio institucional da Embaixada de Portugal no Brasil, Instituto Camões, Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Secretaria Estadual da Cultura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

SERVIÇO:

Palestra “Era Uma Vez… Brasil” – FESTA SANTOS POPULARES PORTUGUESES

Local: Paço Imperial – Rio de Janeiro (RJ)
Data: 11 de junho
Horário: a partir das 16 horas

PUBLICAÇÃO > SOPACULTURAL

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

CONTACTO

Não hesite em enviar a sua mensagem! Responderemos por email desde que possível.

Enviando

REDE SOCIAL DA LUSOFONIA | PUBLICAÇÕES DE MEMBROS - EVENTOS - ANÚNCIOS CLASSIFICADOS - DIRETÓRIO DE EMPRESAS

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account