O embaixador de Portugal em Angola considerou, no sábado, estável o actual quadro político militar na província de Cabinda. João Caetano da Silva falava à imprensa na comuna de Miconje,  220 quilómetros a norte da sede provincial de Cabinda, no final de uma visita ao interior do Alto Maiombe.

Na companhia da governadora provincial Aldina da Lomba Catembo, o diplomata luso percorreu em cortejo automóvel as localidades de Necuto (município de Buco-Zau) e Miconje (Belize), onde decorreu o acto provincial alusivo ao Dia do Herói Nacional.
Depois da visita, João Caetano da Silva concluiu não ter observado nada de anormal ao longo do percurso de aproximadamente 300 quilómetros que lhe desse sinais de instabilidade ou de guerra, contrariando assim alguma imprensa  que sistematicamente veicula informações sobre uma suposta instabilidade política e militar na província de Cabinda, sobretudo na floresta do Maiombe.
“Eu só posso falar  daquilo que vi. Realizámos visitas que abrangeram não só as profundidades do Alto Maiombe (Buco-Zau e Belize), mas também outras zonas fronteiriças da província e, sinceramente, confesso não ter visto absolutamente qualquer insegurança”, disse o embaixador luso, que diz ter observado  “plena livre circulação de pessoas e bens”.  João Caetano da Silva considerou  que as notícias veiculadas por aquela imprensa e que também as tem lido não condizem com a realidade dos factos constatados no terreno.
As Forças Armadas Angolanas (FAA) já tinham assegurado, recentemente, que a situação político-militar em Cabinda era calma. O chefe do Estado-Maior das FAA, general Geraldo Sachipengo Nunda, disse no mês passado, à margem do último Congresso do MPLA, que os militares da FLEC nunca realizaram quaisquer operações militares em Cabinda e que os órgãos de imprensa que transmitem essas informações podem visitar a província e circular em todos os lugares para obter informações sobre a situação.
Em declarações à imprensa, Geraldo Sachipengo Nunda garantiu, na ocasião, que a situação político-militar em Cabinda era “completamente tranquila e a FLEC não realizou e nem pode realizar nenhuma acção, tanto que as pessoas podem ir até Cabinda, Niconge, Buco-Zau, Belize, a todos os sítios e aldeias, pois não houve nenhuma acção da FLEC.”

“Maiombe Resort”
Na comuna de Miconje, o embaixador de Portugal reinaugurou o “Moiombe Resort”, um centro turístico com luxuosas condições para o lazer. O resort foi construído pelo Governo da província e passa a ser gerido por um grupo empresarial português, no âmbito da parceria publico-privada.
Para provar a estabilidade existente no Alto Maiombe, João Caetano da Silva pernoitou no  resort, no segundo dia da sua estada na província de Cabinda.
Ao fazer o balanço da sua visita à província mais a norte do país, o embaixador considerou a mesma de positiva, porquanto permitiu concretizar a sua agenda de trabalho que previa três objectivos fundamentais, fazer o balanço bilateral com as autoridades locais para reforçar a cooperação, conhecer a capacidade económica de empresas portuguesas que operam em Cabinda e, finalmente, reunir com os seus concidadãos aqui residentes.
“Temos em Cabinda uma cooperação muito importante com o Governo da província. No sector da educação apoiamos o programa “Saber Mais”, que tem como objectivo formar professores de Língua Portuguesa e para tal, temos quatro professores em permanência em Cabinda”, referiu o diplomata. Para provar as excelentes relações com  Cabinda, João Caetano da Silva anunciou a criação, na província, do Consulado honorário de Portugal, que passa a constituir uma presença permanente do país europeus naquela parcela do território nacional.
O início do funcionamento do consulado, disse o embaixador, está apenas a depender da aprovação, pelos dois países, da personalidade a dirigir o consulado.
PUBLICAÇÃO > J.A.
0 Comentários

Envie uma Resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

CONTACTO

Não hesite em enviar a sua mensagem! Responderemos por email desde que possível.

Enviando

REDE SOCIAL DA LUSOFONIA | PUBLICAÇÕES DE MEMBROS - EVENTOS - ANÚNCIOS CLASSIFICADOS - DIRETÓRIO DE EMPRESAS

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account