Cabo Verde é o segundo melhor país africano para se viver. A constatação é do The Good African Society Index, através de estudo divulgado e publicado pelo Mail&Guardian, sobre as boas sociedades africanas.

De acordo com a pesquisa, quem lidera a lista é a Tunísia, mas o arquipélago cabo-verdiano divide, ex aequo com o Botswana, o segundo lugar do ranking. Cabo Verde, diz o relatório, tem as maiores pontuações a nível do continente no quesito segurança, integridade e justiça.O nosso país aparece, aliás, com indicadores acima da média em todos os componentes do barómetro, como o desempenho económico; Democracia, liberdade e governança; Bem-estar infantil (por exemplo, a mortalidade infantil); Meio ambiente e infra-estrutura (emissões de CO2); segurança (taxa de homicídios); Saúde e os sistemas de saúde; Integridade e justiça (mede os níveis de corrupção); Educação; e coesão social e sustentabilidade social.

No entanto, o Gana (sétimo lugar) lidera o ranking a nível do desempenho económico; a África do Sul (9º) tem melhor performance na democracia, a liberdade e a governação; e o Egipto (4º) lidera nos sistemas de saúde.

Na outra extremidade do espectro, o Tchad é o país mais baixo do ranking, sendo o pior no bem-estar infantil e com nota negativa na educação e coesão social e medidas de sustentabilidade social.

O The Good Índice da Sociedade Africano foi construído para 45 países. Devido à indisponibilidade de dados, Eritréia, Guiné Equatorial, Líbia, Maurícias, São Tomé e Príncipe, Seychelles, Somália, Sudão e Sudão do Sul não foram incluídos.

A riqueza é factor?

Os países com melhores pontuações do Índice africanos geralmente têm maior rendimento nacional bruto per capita – ou seja, as nações mais ricas tendem a classificar-se melhor no Índice da Boa Sociedade Africana.

Contudo, isto não é regra. Tunísia e Cabo Verde, por exemplo, que lideram o índice Africano, têm um PIB per capita relativamente baixo, quando comparado com outros países. Por outro lado, a África do Sul e o Gabão, que têm um maior PIB per capita, têm pontuações muito inferiores à Tunísia e Cabo Verde.

Ocean Press – Redação
PUBLICAÇÃO > OCEANPRESS

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

CONTACTO

Não hesite em enviar a sua mensagem! Responderemos por email desde que possível.

Enviando

REDE SOCIAL DA LUSOFONIA | PUBLICAÇÕES DE MEMBROS - EVENTOS - ANÚNCIOS CLASSIFICADOS - DIRETÓRIO DE EMPRESAS

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account