A aplicação do Novo Acordo Ortográfico em Cabo Verde deverá passar “necessárias” acções de esclarecimento sobre a nova grafia”. Esta é a análise da directora-executiva do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), Marisa Guião de Mendonça. O novo Acordo Ortográfico entrou em vigor, oficialmente no dia 01 de Outubro de 2015, sendo o país o segundo a pô-lo em prática, a seguir a Portugal. Entretanto, a mudança será “faseada e irreversível”, onde se espera que a velha grafia da língua portuguesa só desaparecerá definitivamente em 2020.

Em declarações a agência Lusa, Marisa Guião de Mendonça defende que há ainda muita oscilação a nível da imprensa” e “as autoridades cabo-verdianas estão a desenhar algumas acções de esclarecimento da nova grafia”.

“Pensamos que, a partir do início deste ano, o IILP possa envolver-se nessa dinâmica que certamente acontecerá em Cabo Verde em cooperação com o Ministério da Cultura, o Ministério da Educação e o Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, para dar início a um ciclo de palestras e a sessões de esclarecimento sobre as mudanças que ocorrem nesta nova grafia”, acrescentou a directora-executiva do IILP.

Marisa Mendonça disse ainda que o Vocabulário Nacional de Cabo Verde – que se destina a integrar a plataforma digital VOC (Vocabulário Ortográfico Comum) – “acaba de ser fechado, com um grande apoio do Ministério de Relações Exteriores de Cabo Verde e do Ministério da Cultura e, excepcionalmente, com o apoio financeiro do IILP”.

De referir que o Acordo Ortográfico foi aprovado no conselho de Ministros em 2009, em que o governo estipulou um período de transição de seis anos, período durante o qual a nova ortografia foi utilizada por alguns departamentos da administração pública e por alguns jornais digitais.

C/Lusa
PUBLICAÇÃO > A SEMANA
0 Comentários

Envie uma Resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

CONTACTO

Não hesite em enviar a sua mensagem! Responderemos por email desde que possível.

Enviando

REDE SOCIAL DA LUSOFONIA | PUBLICAÇÕES DE MEMBROS - EVENTOS - ANÚNCIOS CLASSIFICADOS - DIRETÓRIO DE EMPRESAS

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account