O circo nacional de Cabo Verde – Circriolo – estreia-se na terça-feira, na cidade da Praia, com 60 jovens artistas circenses, num projeto do Ministério da Cultura cabo-verdiano em parceria com o Brasil e Portugal.

Depois de dois anos de pesquisa e formação em Cabo Verde e no Brasil, 60 artistas circenses cabo-verdianos dos bairros Achada S. António, Achada Grande, Safende, Tira-Chapéu e S. Pedro, dirigidos pela professora e artista de circo brasileira Lígia Veiga, vão estrear-se num espetáculo, que decorrerá no Parque 5 de julho, na cidade da Praia, onde a companhia terá a sua sede.

A criação do Circo Nacional de Cabo Verde insere-se na política de estímulo a criação artística do Governo através do Plano Estratégico Intersetorial da Cultura que definiu como “meta a criação de uma instituição circense com fundos públicos, que seja simultaneamente uma companhia, uma escola social e um centro de formação”, explicou o Ministério da Cultura em comunicado.

O projeto pretende valorizar “as múltiplas expressões culturais e artísticas cabo-verdianas na construção da identidade de um circo crioulo contemporâneo” que integrará a rede “Cirques du Monde”.

O Circriolo resulta de uma parceria iniciada em 2013 com o Circo Crescer e Viver, do Rio de Janeiro, e terá como núcleo central jovens ligados ao grupo Enigma, que vinha fazendo trabalho na área do circo em Cabo Verde, e que receberam formação no Brasil para integrarem a companhia nacional de circo.

“Estes jovens serão os multiplicadores da base técnica e artística que pretendemos ver em cada bairro e em cada ilha do país, num esforço de captação de talentos que formarão o circo nacional”, que será artisticamente marcado por elementos da identidade e culturas cabo-verdianas, segundo o Ministério da Cultura.

 

PUBLICAÇÃO > NOTÍCIAS AO MINUTO
1 Comentário
  1. […] Somosfonia – Cabo Verde cria Escola Nacional de Circo […]

Envie uma Resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

CONTACTO

Não hesite em enviar a sua mensagem! Responderemos por email desde que possível.

Enviando

REDE SOCIAL DA LUSOFONIA | PUBLICAÇÕES DE MEMBROS - EVENTOS - ANÚNCIOS CLASSIFICADOS - DIRETÓRIO DE EMPRESAS

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account