Inscrições terminam no dia 30

Além de Salvador, o projeto será realizado em São Paulo, Rio de Janeiro, Novo Horizonte (SP) e Belo Jardim (PE). Serão escolhidos os cem estudantes que criarem as melhores HQs e vídeos

Vinte estudantes de escolas públicas municipais de Salvador serão levados à Europa para um intercâmbio cultural de dez dias em Lisboa, em Portugal. A iniciativa é do projeto ‘Era uma Vez… Brasil’, ação de arte-educação voltada para adolescentes do oitavo ano da rede pública municipal de ensino em cinco cidades.Além de Salvador, o projeto será realizado em São Paulo, Rio de Janeiro, Novo Horizonte (SP) e Belo Jardim (PE). O objetivo é que os alunos do projeto percorram caminhos da corte portuguesa antes da chegada ao Brasil. Ao todo, 100 alunos serão selecionados no projeto.

O projeto ‘Era uma Vez… Brasil’ será lançado na próxima sexta-feira (4) em Salvador, que foi escolhida por ser a primeira capital do Brasil e sua importância histórica. A cerimônia acontecerá na sede da Associação Comercial da Bahia (ACB), com a presença do escritor Laurentino Gomes,  que participará de algumas atividades no projeto.

Após o lançamento, serão mais nove meses intensos de atividades, que compreendem desde a preparação do corpo docente, com material didático específico, até a seleção final dos alunos que farão o intercâmbio.

As inscrições estarão abertas até o dia 30 de março, para estudantes das escolas parcerias indicadas pelas secretarias de Educação de cada cidade. O regulamento do projeto está disponível no site oficial: www.eraumavezbrasil.com.br.

Etapas
A primeira etapa do projeto já está em andamento com a capacitação do corpo docente. Até junho serão quatro encontros, de quatro horas cada, entre os professores e o coordenador educativo do projeto em cada cidade.

Nesses encontros, os professores serão estimulados a incentivar os alunos propondo atividades de pesquisa, leitura e culturais, tendo como resultado a produção histórias em quadrinhos e vídeos de um minuto com a temática do projeto.

Os cem estudantes que criarem as melhores HQs e vídeos vão para a segunda etapa. Nessa fase, os adolescentes participam de um campus durante sete dias, em período integral, com oficinas culturais de teatro, música, audiovisual, capoeira e HQs.

As cem melhores tirinhas em quadrinhos produzidas por eles integrarão o livro Era uma vez… Brasil, que será distribuído em escolas e bibliotecas no Brasil e em Portugal. Essa etapa é decisiva para a seleção dos estudantes que seguirão para a etapa final do projeto, a viagem a Portugal.

Intercâmbio
Depois de escolhidos, os estudantes ficarão dez dias em Lisboa, em Portugal. Lá eles vivenciarão experiências e vão refazer os caminhos que a família real e a corte portuguesa percorreram antes da chegada ao Brasil, em 1808.

Além das visitas, o grupo de cem adolescentes irá apresentar o curta metragem produzido na segunda etapa do projeto e divulgar o livro de HQs junto às escolas e locais visitados. O intercâmbio terá a participação do escritor Laurentino Gomes, que acompanhará os intercambistas na viagem comentando sobre locais e fatos históricos narrados no livro.

O projeto
O ‘Era uma Vez… Brasil’ dá continuidade a um projeto anterior da mesma produtora, intitulado Era Uma Vez Europa, realizado nos anos de 2011 e 2014 nas cidades de Novo Horizonte e Guarujá, em São Paulo.

Neste ano, o projeto tem patrocínio de Bateria Moura, Usina São José da Estiva e Estácio, apoio cultural da CVC, além de apoio do Ministério da Cultura e da Associação Comercial da Bahia (ACB). Com realização da Origem Produções, o programa conta ainda com parcerias da Prefeitura Municipal de Salvador, por meio das Secretarias de Educação e de Cultura, Fundação Gregório de Matos, Embaixada de Portugal no Brasil, Consulado Geral de Portugal em Salvador, Gabinete Português de Leitura, Instituto Camões e Cátedra Fidelino de Figueiredo.

O projeto foi criado pela Origem Produções, para colaborar com o desenvolvimento da cultura nacional, promovendo o enriquecimento dos alunos envolvidos por meio do contato com diferentes linguagens artístico-culturais. Nesta edição, traz como tema a transferência da família real e da corte portuguesa para o Brasil, tendo como base o livro 1808, do escritor Laurentino Gomes.

PUBLICAÇÃO > CORREIO 24H

0 Comentários

Envie uma Resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

CONTACTO

Não hesite em enviar a sua mensagem! Responderemos por email desde que possível.

Enviando

REDE SOCIAL DA LUSOFONIA | PUBLICAÇÕES DE MEMBROS - EVENTOS - ANÚNCIOS CLASSIFICADOS - DIRETÓRIO DE EMPRESAS

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account